Sua empresa precisa de uma transformação de marketing digital? Atualmente, a maioria das empresas precisa de um plano de presença e alcance digital. Uma forte presença online e nas redes sociais é essencial para manter a sua empresa na cabeça dos clientes atuais e potenciais.
Se a sua empresa ainda é, em grande parte, física, você pode se beneficiar movendo parte de sua estratégia de marketing online. Está se perguntando por que mais da presença de sua empresa deveria ser digital? Leia.
O que é uma transformação de marketing digital?
Uma transformação de marketing digital é um processo de adoção de ferramentas e técnicas de marketing online como parte de sua estratégia geral de negócios. É semelhante à ideia de transformação digital, que envolve a adoção de tecnologia e software que amplia e agiliza os processos de negócios. A transformação do marketing digital significa que você está colocando seus esforços de marketing online por meio de ferramentas e estratégias digitais.
Tradicionalmente, as empresas confiavam em ferramentas como mala direta, anúncios impressos, televisão, rádio e listas telefônicas para seu marketing. Agora, o alcance de uma empresa é severamente limitado se apenas utilizar esses métodos. A transformação do marketing digital afasta a empresa das ferramentas tradicionais de marketing e se dirige aos métodos digitais.
As empresas que continuam a usar os meios tradicionais de marketing deixam seus esforços de marketing à mercê de seus parceiros de publicidade. O marketing digital permite que os proprietários de negócios gerenciem todo o escopo de seu marketing. Quando você comercializa digitalmente, tem mais controle, do planejamento e teste à implementação e análise. Com uma estratégia digital, também é possível atingir um público muito mais amplo, fazendo crescer sua marca e suas vendas no processo.
Quais empresas devem passar por uma transformação no marketing digital?
Indiscutivelmente, todas as empresas deveriam ter pelo menos uma parte de seu marketing online. Em particular, os conceitos de negócios tradicionais, como varejo físico, serviços de transporte e provedores de serviços locais, têm o potencial de evoluir em suas estratégias de marketing ao colocá-los online. Mesmo as empresas que dependem da clientela de uma cidade ou região específica podem se beneficiar.
As empresas que podem personalizar seu marketing são as principais candidatas a uma transformação do marketing digital. Os consumidores gravitam em torno de marcas com as quais ressoam em um nível pessoal. Se sua empresa se relaciona com seus clientes, leve isso para o próximo nível, comunicando-se com eles online.
Componentes de uma transformação de marketing digital
Antes de sua empresa embarcar em uma transformação de marketing digital, sua equipe precisa estar na mesma página. Você tem uma visão compartilhada para onde está indo? Você abraçou a ideia de mudar para um novo modelo de marketing digital? Depois de abraçar a ideia de uma transformação de marketing digital, é hora de colocar as peças no lugar.
Sistema de gerenciamento de dados
Primeiro, você precisará considerar uma plataforma de gerenciamento de dados, uma ferramenta que armazena com segurança informações sobre o seu público. Essas informações incluem endereços de e-mail, informações de contato que eles forneceram, canais de marketing com os quais interagiram e seu status de compra. Ferramentas como Salesforce , SAS Data Management ou Nielsen Data Management Platform são todas opções importantes.
Site otimizado para celular
Se você ainda não atualizou seu site para torná-lo compatível com dispositivos móveis, agora é a hora. Seu site deve ser facilmente acessível em qualquer dispositivo móvel, uma vez que o inbound marketing móvel aumentou mais de 220% nos últimos sete anos. Tornar sua empresa acessível para dispositivos móveis significa que ela estará mais amplamente disponível para qualquer usuário online.
Noticiário por e-mail
Em seguida, é hora de decidir quais ferramentas de marketing digital você precisa. Se você não tem uma lista de mala direta ou um boletim informativo por e-mail, pode facilmente configurar uma por meio de um programa como MailChimp , Constant Contact, ConvertKit ou Flodesk . Seu boletim informativo por email é o componente mais importante de seu marketing porque você será o proprietário de sua lista de emails. As plataformas de mídia social podem mudar seus algoritmos com o tempo, mas seu boletim informativo sempre será seu.
Mídia social
A sua empresa está presente nas redes sociais? Ser visível nas plataformas sociais é uma forma de aumentar o reconhecimento e o número de seguidores de sua marca. Embora você não precise dedicar muito tempo a cada plataforma disponível, vale a pena explorar o que existe por aí para ver o que é melhor para sua marca. Considere experimentar as plataformas que mais atraem você.
Aqui estão algumas opções a serem consideradas:
- Facebook – uma plataforma baseada em multimídia com poderosas ferramentas de negócios que você pode usar para se conectar com seu público
- Instagram – uma plataforma de microblog orientada visualmente que é ótima para imagens e vídeo
- Twitter – uma plataforma casual de conversação impulsionada principalmente por postagens de texto curtas
- YouTube – uma plataforma de vídeo excelente para conteúdo educacional e informativo
- Snapchat – uma plataforma com mensagens que desaparecem e que aproveita o medo de perder (FOMO) para manter seus usuários engajados
- Pinterest – um “quadro de alfinetes” visual onde os usuários coletam imagens e postagens que apelam aos seus interesses
- TikTok – uma plataforma direcionada por vídeo de formato reduzido baseada em conteúdo divertido e educacional
Anúncios digitais pagos
Pagar por anúncios digitais fará com que sua marca seja vista por um público cada vez maior do que você conseguirá atingir organicamente. Você pode anunciar por meio do Google AdSense ou de plataformas de anúncios online alternativas para aumentar seu alcance.
A publicidade nas redes sociais também é um componente eficaz do marketing digital para muitas empresas. Todas as principais plataformas sociais têm opções para postagens patrocinadas. Preste atenção nas plataformas em que seu conteúdo tem melhor desempenho e tente investir nelas primeiro.
SEO
Tornar a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) parte de sua estratégia de marketing digital adiciona outra camada de visibilidade à sua presença online. O SEO envolve a associação de palavras-chave à sua presença online para que mecanismos de pesquisa como o Google possam classificar seu site. A ideia é aproveitar bem essas palavras-chave para que sua classificação na pesquisa seja mais alta do que a de seus concorrentes.
Embora você possa aprender absolutamente os fundamentos de SEO, pode ser útil trabalhar com um consultor ou empresa para levar suas palavras-chave ao próximo nível. Você também pode inserir essas palavras em seu conteúdo escrito, como em suas postagens de blog.
Como criar uma transformação de marketing digital em seu próprio negócio
Para iniciar sua própria transformação de marketing digital, faça um balanço de seu negócio. Como é sua estratégia de marketing atual? Quais práticas digitais podem fazer sentido para sua empresa e seu público?
Considere o que seus concorrentes estão fazendo em seu marketing. O que está funcionando para eles? Essa é uma opção viável para o seu negócio?
Analisar os dados demográficos do seu público ajudará você a decidir quais ferramentas e plataformas de marketing digital você deseja aproveitar. Por exemplo, o público mais velho geralmente gira em torno do Facebook, enquanto os usuários mais jovens optam pelo Instagram e TikTok.
Experimente opções de marketing digital para sua empresa. Não tenha medo de testar soluções diferentes para determinar qual funcionará melhor. O marketing digital não é uma solução única para todos, e pode ser necessário tentar e errar antes de descobrir o que funciona para sua marca.
Por fim, entenda o que está envolvido no marketing digital e faça um plano para executá-lo. Certifique-se de que sua empresa tenha as ferramentas, processos e talentos adequados para construir e implementar sua nova estratégia.
Empacotando
O marketing digital é essencial para a maioria das empresas hoje. Se você ainda não está utilizando ferramentas digitais para ampliar o alcance de sua marca, agora é a hora de começar. Utilize um sistema de gerenciamento de dados sólido, site otimizado para celular, plataformas de mídia social, publicidade paga e SEO para fazer com que sua marca seja vista online.
Sua empresa precisa de uma transformação de marketing digital? Quais peças você colocará primeiro? Deixe-nos saber nos comentários.
Imagem de destaque do artigo por Sira Anamwong / shutterstock.com
Comentários