Vivemos em uma época em que o marketing online se tornou altamente competitivo. Receber insights sobre a geração de leads permitirá que você, como proprietário de uma empresa, considere soluções na abordagem do marketing online para sua marca. Portanto, a importância da ideia para renovar sua marca está em fazer conexões com os clientes e se familiarizar com o processo de geração de leads. Afinal, descobrir e receber leads para sua empresa significa que você está um passo mais perto de aumentar sua receita no mercado.

VOCÊ VERÁ NESTE ARTIGO
  • Definição de geração de leads
  • Por que a geração de leads é importante?
  • Processo de Geração de Leads
  • Tendências de geração de leads
  • Desafios de geração de leads
  • Estratégia de Geração de Leads
  • Métricas de geração de leads comuns
  • Geração de demanda x geração de leads
  • FAQs

O que é um lead?

Em marketing, é importante coletar leads para melhorar seu negócio. É importante estabelecer leads para o seu negócio porque você conhece o cliente em um nível pessoal. Com isso dito, vamos nos aprofundar no que é Geração de Leads e por que você deve implementá-lo em sua estratégia de marketing.

O que é geração de leads?

A geração de leads permite maneiras de fazer sua empresa atrair pessoas ao fornecer suas informações de contato para você. Ele se enquadra nos métodos de anunciar seu negócio e desempenha um papel importante na contribuição dos canais online populares. Existem dois tipos diferentes de leads: Leads qualificados de marketing e Leads qualificados de vendas. Esses termos são comumente conhecidos como “MQLs” e “SQLs”.

MQL’s vs. SQL’s 

Leads qualificados de marketing, ou MQLs, referem-se a leads que provavelmente serão um cliente potencial para sua empresa. Isso geralmente pode ser transmitido por relatórios de ciclo fechado, que é um sistema para profissionais de marketing e vendas coletarem dados e informações. Os leads de vendas de marketing são medidos pelo nível de engajamento do usuário no site de uma empresa e downloads de ofertas de conteúdo.

Quanto aos leads qualificados de vendas ou SQL, esses tipos de leads são considerados o próximo estágio do processo de vendas de marketing. A grande diferença entre MQLs e SQLs é que os MQLs ainda não estão prontos para entrar no estágio de compra. Quanto aos leads qualificados de vendas, isso significa que uma equipe de vendas qualificou um cliente potencial como um lead e, portanto, torna o SQL uma parte do ciclo de compra de uma empresa.

Importância da geração de leads 

Ainda assim, está se perguntando por que a geração de leads é importante? Se você pensar bem, há toneladas de pessoas usando a Internet quase todos os dias. Mesmo devido aos pedidos de abrigo no local, não é surpresa que o uso da Internet tenha disparado desde então! As empresas dependem muito da geração de leads porque é uma forma de gerar mais tráfego e mais clientes engajados.

 

As 4 fases do processo de geração de leads:

Fase 1: Fase de estratégia de conteúdo:

Essa fase deve ser mantida em mente ao estabelecer leads para seu processo de geração de leads. Você tem que se perguntar: “Quem é meu público ideal?” Esta pergunta lhe dará uma resposta sobre onde você precisa começar a geração de leads de sua empresa. Quatro erros principais que as empresas tendem a cometer são os seguintes:

  1. Usando as estratégias erradas.
  2. Falta de conteúdo.
  3. Ter resultados que não são bons o suficiente.
  4. As páginas de destino são de baixa qualidade.

Outra pergunta eficaz que você deve fazer a si mesmo é “Como você atrairá e converterá seu público?” Para obter leads e, eventualmente, transformá-los em clientes, um negócio deve ser orientado para os detalhes. De acordo com um gerente de marketing da RM Friedland, você deve prestar atenção aos pontos problemáticos do seu público e criar visuais concisos que os acalmam rapidamente.

Outras estratégias que ganharão força com seus leads são por meio de educação e informação. Em vez de apenas interromper e vender, as empresas precisam educar e informar o público. É melhor deixar seu público saber sobre sua marca e quais produtos você tem a oferecer.

No entanto, ao fazer isso, lembre-se de que deseja abordar essa estratégia da maneira mais simples e fácil possível. Isso significa que sua geração de leads deve mostrar menos e expor mais. Quanto mais visual você se tornar com o seu marketing, mais engajamento você terá.

Embora existam duas perguntas eficazes, há apenas mais uma que pensamos que você deveria saber antes de executar uma estratégia eficaz para receber leads eficazes. A pergunta: “Qual é o seu ímã de chumbo?” Depois de descobrir quem é seu público-alvo e quais são seus tópicos, a última etapa é escolher o tipo de lead magnet.

Ímãs de leads são incentivos que você oferece ao seu público-alvo em troca de suas informações de contato, que provavelmente consistem em um e-mail ou número de telefone. Esta é considerada a última etapa da fase de estratégia de conteúdo porque é basicamente onde os eventos reais são colocados em movimento antes de passar para a próxima fase.

Pense nos ímãs de chumbo como os toques finais e guarnições de um prato antes de enviá-lo. Ele precisa ser feito com perfeição para seus clientes.

Fase 2: Fase Visual:

A segunda fase do processo de geração de leads é a fase visual. Aqui estão algumas vantagens rápidas de usar conteúdo visual:

  • 65% das pessoas são aprendizes visuais.
  • Os recursos visuais que têm cores aumentam o desejo das pessoas de ler o conteúdo em 80%.
  • Postagens com imagens produzem 180% mais engajamento.
  • 93 e de toda a comunicação é visual. Consequentemente, por que os recursos visuais tendem a atrair nossa atenção e afetar nossas atitudes.
  • As pessoas têm 85% mais probabilidade de comprar seu produto depois de assistir a um vídeo sobre ele.

Em retrospecto, o marketing visual é uma ferramenta eficaz, pois você se comunica melhor com seu público. De acordo com a neurocientista cognitiva Carmen Simon, “os recursos visuais têm o potencial de impactar a memória do cliente e a memória impacta suas decisões”. Se isso não disser “marketing eficaz para vendas de leads”, não temos certeza sobre o que mais seria considerado.

No geral, é importante incorporar mais recursos visuais em suas estratégias de geração de leads. Além de gerar leads e aumentar as vendas, aqui estão os seguintes exemplos de recursos visuais que você pode considerar ao decidir sobre o seu ímã de leads e os recursos visuais.

  • e-books e guias : essas são ótimas maneiras de se conectar com seu público, porque para que um leitor “assine” um e-book ou guia, o visualizador teria que deixar um e-mail e outros tipos de informações para fazer o download do visual.
  • Infográficos : esta é sempre uma ferramenta divertida para visuais. Quase qualquer pessoa que vê e lê um infográfico na Internet sabe como eles podem ser úteis. Os profissionais de marketing tendem a escolher esse tipo de visual porque ele resume todas as informações complexas em um formato claro que é lindamente representado em um modelo interativo colorido. Em outras palavras, é muito fácil de ler sem problemas ou confusão.
  • Apresentações e Webinars : Esses tipos de recursos visuais tendem a levar menos tempo do que guias de eBooks e infográficos combinados. No entanto, a criação de webinars ou mini apresentações para sua empresa pode atrair seu público e mantê-lo mais envolvido. Outras maneiras de contribuir com esse tipo de visual são postagens em blogs, artigos de convidados, cursos online e palestras em conferências. Pense nelas como palestras divertidas com as quais as pessoas podem se envolver antes de se tornarem um cliente de apoio à sua empresa.
  • Vídeos: Quanto aos vídeos, essa estratégia de marketing é bastante útil para gerar leads. Atualmente, pelo menos 87% dos profissionais de marketing usam conteúdo de vídeo em suas estratégias de marketing ( 1 ). Com o uso de vídeos em suas páginas de destino, sua empresa pode aumentar sua influência por meio de taxas de conversão. Embora cada negócio seja diferente, é recomendável que você sempre experimente para descobrir qual é a melhor forma de auxílio visual que pode destacar sua marca.

Fase 3: Fase promocional:

Por ser a terceira fase do Processo de Geração de Leads, a fase promocional é a parte mais crucial para a execução de um lead eficaz. Como encontrar um público que você pode questionar? Bem, tudo começa com sua página de destino. Um dos erros mais comuns que as empresas costumam fazer é esquecer de colocar qualquer esforço em uma página de destino.

Pode parecer bobo e tudo, mas projetar cuidadosamente páginas de destino para se adequar à sua marca irá direcionar o tráfego e gerar o tipo de público que você está atendendo. Ao criar a página de destino perfeita, toda empresa deve seguir estes cinco elementos principais:

 Proposta de Venda Única (USP)

  • Seu título principal
  • Um título de apoio
  • Declaração de reforço
  • Argumento Final

Seguir esse formato permitirá que você crie um USP eficaz para sua página de destino. Aqui estão outras soluções que podem criar uma página de destino de sucesso para o seu negócio.

Benefícios de sua oferta: Crie marcadores que resumirão os benefícios / valores do que sua empresa oferece.

The Hero Shot: forneça ou crie imagens e vídeos que apresentem a proposta de valor da sua marca.

Prova social: Testemunhos e histórias de sucesso sobre sua empresa darão aos clientes uma visão sobre os produtos que sua empresa oferece atualmente.

Uma frase de chamariz (CTA): permitirá uma única meta de conversão e criará mais incentivo para clientes futuros e recorrentes.

 Fase 4: A Fase de Nutrição:

Nesta última fase, é importante saber o significado de construir um relacionamento com os clientes. Ao se referir a “nutrição de leads”, você está buscando o processo de desenvolver relacionamentos com seus clientes potenciais em todas as etapas da jornada do cliente com o uso de seu produto. Ao longo da fase de incentivo, uma empresa deve “iluminar” leads com o usuário de capacitação por meio de seu produto.

Algumas maneiras de sua empresa fazer isso são instruindo seus leads, agregando o máximo de valor inicial ao seu produto e ganhando a confiança de seus leads. No geral, esse processo frágil pode levar tempo, dependendo de como sua empresa aborda um lead. Com base nesta estratégia, a fase final do Processo de Geração de Leads será completa e eficaz para o seu negócio.

 

Desafios de geração de leads

Existem alguns contratempos que você deve ter em mente antes de considerar se a geração de leads pode beneficiar seus negócios.

  • Encontrar estratégias

    Embora haja muitos conselhos fornecidos para você, ainda será um desafio encontrar táticas para chamar a atenção de clientes potenciais. Isso tende a ser 42% do problema para as empresas ao gerar leads.

  • Encontrar as pessoas certas

    Sim, a chave para conhecer seu público é a melhor maneira de abordar a geração de leads. Pelo menos 38% das empresas enfrentam esse desafio. No entanto, encontrar as pessoas certas para projetar suas estratégias de marketing geralmente tem seus desafios. Assim como os relacionamentos, conhecer a si mesmo e do que você é capaz o ajudará a encontrar a pessoa certa para estabelecer uma conexão. Afinal, um bom negócio gira em torno da construção de relacionamentos com seus clientes.

  • Financiamento

    Pelo menos 20% dos desafios por trás da geração de leads seria o financiamento. Ideias fortes precisam ter orçamentos estáveis, mas quando as empresas têm fundos limitados para cobrir as atividades de geração de leads, isso tende a resultar na falta de boas vendas e táticas para seus leads em potencial, bem como o conhecimento apropriado sobre como gerar mais leads para seu negócio.

Estratégias de geração de leads

  • Geração de leads do FB: desde o lançamento de 2007 do Facebook Ads, o algoritmo da rede social mudou a forma como as empresas usaram a plataforma para gerar leads. Por causa da publicidade paga, o Facebook estabeleceu Lead Ads para ajudar nossos negócios capturando mais leads para buscar produtos e serviços de empresas em todo o mundo.
  • Geração de leads no Twitter: a plataforma do Twitter permite que as empresas gerem leads em um tweet sem ter que sair do site. As empresas podem criar leads facilmente por meio do Twitter clicando em um botão “Enviar” que permite que você puxe automaticamente as informações de contato de um usuário para o cartão de geração de leads do Twitter. 
  • Geração de leads do LinkedIn: a abordagem do LinkedIn para geração de leads é com a criação de Lead Gen Forms, que preenche automaticamente os dados de perfil de um usuário sempre que ele clica em um CTA. Isso permitirá que as informações de um lead sejam facilmente capturadas. 
  • Geração de leads B2B: Quando se trata de marketing B2B, a geração de leads é necessária para um modelo de negócios B2B. É aqui que entra o SEO. O SEO é o principal recurso para capturar leads de negócios, seguido pelo marketing por e-mail e pelas mídias sociais. Portanto, ao usar a geração de leads B2B, lembre-se de que a eficácia varia de acordo com cada canal. 
  • Geração de leads PPC: a geração de leads pay-per-click é quando os anúncios aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Este espaço é conhecido como um espaço privilegiado para geração de leads e quaisquer outras campanhas publicitárias que as empresas lançem. A maneira como a geração de leads PPC funciona é que ela depende muito do fluxo contínuo de usuários, das palavras-chave e dos orçamentos de uma empresa.
  • Otimização de mecanismos de pesquisa: SEO permite que um fluxo constante de leads cresça e sobreviva para a geração de leads B2B e B2C. A maneira como o SEO funciona é que ele refina as páginas da web ao melhorar sua classificação em uma página de resultados em um mecanismo de pesquisa. Quando um usuário digita uma pergunta em um mecanismo de pesquisa como o Google, é provável que sua marca seja exibida na página de resultados dessa pergunta ou consulta relevante. Quanto mais alta a classificação do site, mais ocorrências sua página aparecerá.

Métricas de geração de leads

Quando se trata de métricas para geração de leads, é importante acompanhar estas principais métricas de geração de leads:

  • atuação
  • CTR da taxa de cliques
  • Taxa de conversão
  • Retorno do Investimento (ROI)
  • Tempo para a conversão
    • (TTC = tempo total gasto pelos visitantes / número total de leads)
  • Custo por clique (CPC)
  • Tempo gasto em uma página
  • Custo por lead
    • (CPL = dinheiro gasto na captura de leads / número total de leads capturados)
  • Taxa de geração de leads por canal
  • Metas do canal do mês até a data (MTD)

 

Geração de Leads vs. Geração de Demanda 

Geração de demanda

Ao encontrar a distinção entre geração de leads e demanda, cada empresa deve saber a diferença antes de usar tipos diferentes para aplicar às suas estratégias de marketing. Ao usar a geração de demanda, as empresas devem estar cientes de que esse processo é usado para criar consciência e mais demanda para os produtos ou serviços de sua empresa. O principal objetivo da geração de demanda é estabelecer uma base com o seu público-alvo, estabelecer confiança e despertar o interesse pela sua empresa.

Geração de Leads

Com a geração de leads, por outro lado, as empresas passam pelo processo de conversão de clientes potenciais em MQLs ou SQLs. Esse método de geração de leads permite que uma empresa canalize mais clientes para comprar seus produtos. Com a geração de leads, vem um processo de quatro etapas. Abaixo está um gráfico de exemplos que podem ajudar a diferenciar uma geração de lead e demanda.

Exemplos de geração de leads Exemplos de geração de demanda
Conteúdo bloqueado (eBooks, PDFs) Postagens ou artigos de blog
Teste grátis Postagens nas redes sociais
Assinaturas de e-mail Comunicados de imprensa
Demonstrações de produtos Estudos de caso
Cursos Podcasts e entrevistas
Eventos Páginas de recursos

Perguntas frequentes sobre geração de leads

P. O que é geração de leads em marketing digital?

R.  No marketing digital, a geração de leads é o início do interesse do consumidor ou da investigação sobre produtos ou outros serviços fornecidos por uma empresa. O objetivo da geração de leads em marketing digital é auxiliar no crescimento do seu negócio.

P. É vendas ou marketing de geração de leads?

A.  Em certo sentido, são os dois! Um não pode funcionar sem o outro. Com a geração de leads, vêm as vendas e o marketing. As gerações de leads fazem parte do conceito de marketing. Conseqüentemente, os termos SQL e MQL ajudam a classificar um negócio para determinar que tipos de leads existem.

P. De onde vêm os leads?

A.  Os leads do cliente podem vir de qualquer lugar. Pode variar de referências boca a boca até mesmo sistemas de marketing baseados em dados que implementam inteligência de marketing de bom senso.

Q. Como você melhora a qualidade do chumbo?

A.  Aqui estão algumas maneiras que podem ajudar a melhorar a qualidade do lead :

  • Faça com que os departamentos de vendas e marketing cooperem uns com os outros.
  • Use software de automação de marketing.
  • Execute anúncios direcionados.
  • Segmente palavras-chave mais específicas.
  • Saiba quem é o seu público.
  • Crie conteúdo
  • Estabeleça um funil de marketing

 

Pensamentos finais 

Vamos ser realistas aqui. É um processo complexo. A geração de leads é um componente complicado da estratégia de marketing, especialmente com o quão competitivo é para o marketing online hoje em dia. A próxima coisa a considerar ao usar a estratégia certa com Geração de Leads é descobrir como uma determinada estratégia se encaixará em sua marca de negócios. Seja por meio de PPC ou mídia social, o maior insight a ter em mente é encontrar o ajuste certo para sua estratégia de marketing.

Ao abordar um lead, pense em como sua empresa deve direcionar clientes em potencial com um ímã de lead. Lembre-se de como a busca de leads e a geração de leads terá seus contratempos com financiamento e encontrar o público certo. No entanto, lembre-se apenas disto: confie em seus primeiros instintos e reconheça que não há problema em ter tentativas fracassadas e que você corre o risco de tentar novamente.

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