Como criar um calendário de conteúdo de mídia social?
Como criar um calendário de conteúdo de mídia social? Você tem todas as suas postagens de mídia social desta semana enfileiradas e prontas para começar apenas esperando você clicar em enviar? Que tal na semana que vem? Próximo mês? Próximo ano?
Agora, você não precisa saber tudo o que vai acontecer tão longe no futuro, mas é útil ter uma ideia geral do que está em jogo, considerando que mesmo uma vaga estratégia de marketing de mídia social é melhor do que simplesmente improvisar isto.
Entre todas as várias plataformas de mídia social, criar um modelo de calendário de conteúdo de marketing de mídia social pode ser bastante trabalhoso, especialmente se você planeja mobilizar uma tonelada de material. Felizmente, você pode criar um modelo de calendário de conteúdo de mídia social para planejar com antecedência e eliminar muitas das suposições da equação. A seguir, discutiremos os benefícios de criar tal calendário e, em seguida, forneceremos algumas diretrizes para criar o seu próprio. Portanto, continue lendo para descobrir a melhor maneira de se manter organizado ao fazer a curadoria de conteúdo para suas próximas campanhas de mídia em plataformas sociais selecionadas.
Como construir um calendário de mídia social: um guia completo
Em seu famoso livro de estratégia militar, The Art of War, o general e filósofo Sun Tzu escreveu: “O general que perde uma batalha faz poucos cálculos de antemão”. Em outras palavras, se você entrar em uma campanha (ou batalha) sem perder tempo para traçar estratégias, provavelmente perderá. Embora ele estivesse falando sobre guerra, o sentimento continua aplicável às suas campanhas de mídia social – a falha em um planejamento adequado provavelmente produzirá resultados infrutíferos. Ao desenvolver uma estratégia organizada, seus esforços de marketing com certeza florescerão.
O conceito subjacente a um calendário de conteúdo de marketing de mídia social é simples. É uma ferramenta útil que você pode utilizar para ajudar a planejar e programar todo o seu conteúdo iminente nas plataformas sociais. Você decide o que publicar, quando publicar e quais redes sociais usará. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Planilhas Excel – A opção de orçamento, pode ser uma maneira fantástica de visualizar as campanhas de mídia social nas próximas semanas e meses e planejar de acordo. É uma ótima escolha se você tem alguém na equipe que é um gênio do Excel.
- Calendários de papel – para os planejadores de gerenciamento de mídia social mais visuais e táteis, um modelo de calendário impresso é uma maneira fantástica de ver corretamente quais campanhas estão surgindo e se preparando para as tarefas em questão.
- Aplicativos – Existem dezenas de aplicativos que usam automação para tornar sua vida uma brisa, desde agendamento, notificações até campanhas de mídia de publicação automática. Se você tem uma grande variedade de vários tipos de conteúdo que precisam ser gerenciados e enviados, os aplicativos são o caminho a percorrer.
Quais são os benefícios de criar um calendário de conteúdo de mídia social?
Os benefícios de um calendário de conteúdo de mídia social incluem, mas não estão limitados a:
Uma programação de postagem consistente
É crucial que você encontre o equilíbrio certo entre a postagem regular de conteúdo para manter o conhecimento da marca. Há uma linha que você deve percorrer entre inundar os leitores com muito conteúdo ou não postar com frequência suficiente em todos os canais de mídia social.
“Quer você publique blogs todos os dias ou uma vez por semana, é crucial para sua organização escolher e aderir a uma programação que acabará por elevar sua presença na mídia social. Quando a qualidade, quantidade ou programação de seu conteúdo não é consistente, isso pode confundir seu público. Manter uma estratégia regular não apenas ajuda a criar uma melhor experiência para o cliente, mas também ajuda a construir credibilidade, reputação e confiança na marca.”
Seu calendário editorial de mídia social ajuda a criar o calendário de postagem ideal e, em seguida, cumpri-lo.
Nunca perdendo datas importantes
De lançamentos de grandes marcas a grandes eventos, pode ser difícil acompanhar tudo no horizonte. Além disso, você pode não estar ciente, mas praticamente todos os dias é algum dia especial ou evento dedicado que terá uma hashtag de tendência e pode angariar bastante engajamento. Por exemplo, em janeiro, temos:
- 1/1 Dia de Ano Novo #AnoNovo
- 10/4 Domingo de Ramos #DomingodeRamos
- 12/6 Dia dos namorados #DiadosNamorados
- 14/08 Dia dos Pais #DiadosPais
- 07/09 Dia da Independência do Brasil # IndependenciadoBrasil
Do dia da rosquinha ao dia nacional do filhote de cachorro, cada um oferece uma oportunidade única de marketing de mídia social que você pode usar para capitalizar, produzindo conteúdo exclusivo e participando de uma conversa nacional. Alguns podem ser tolos, outros solenes; de qualquer forma, se você não sabe o que está por vir, pode perder a chance de promover sua marca para seu público-alvo. Essas ocasiões especiais ou feriados nacionais devem ser integrados à sua estratégia de conteúdo.
Oferecendo uma visão panorâmica do conteúdo
Isso oferece uma perspectiva abrangente que permite que você veja sua estratégia de conteúdo sob uma luz objetiva. Ao fazer isso, você pode confiar na análise, superar os detalhes essenciais e ver onde está tendo sucesso e onde não está. Ao encontrar lacunas ou lugares em que você está desalinhado com a estratégia, você pode facilmente fazer as alterações ou acréscimos necessários ao fazer a curadoria do conteúdo.
Encontrar a combinação de conteúdo adequada
Um perfil de conteúdo interessante é um perfil diversificado. Se tudo que você faz é postar sobre seu produto e vendas, você perderá seus seguidores em massa, para nunca mais vê-los novamente. Para qualquer plataforma que você esteja usando, é essencial que sua estratégia de marketing consista em conteúdo que usa uma combinação de tópicos, formatos e meios. Isso inclui:
- Conteúdo gerado por usuários
- Vídeos, artigos e notícias da indústria
- Envolvendo seguidores
Se você usar um aplicativo de gerenciamento de mídia social, ele também será capaz de alertá-lo se você estiver forçando algo demais ou avaliar se o público responde ou não a uma determinada estratégia de mensagem.
Como criar um calendário de conteúdo de mídia social?
Existem várias etapas que você deve seguir para criar sua agenda de conteúdo de mídia social, incluindo:
Criar categorias
Se ainda não fez isso, esboce uma lista dos tipos de conteúdo que planeja postar regularmente, como:
- Postagens no blog
- Conteúdo multimídia
- Compartilhando conteúdo interessante
- Dicas ou guias
- Eventos
- Peças de conversação
- Citações
- Promoções
- Anúncios
- Conteúdo gerado por usuários
Ao atribuir cores diferentes a eles, você pode garantir que haja um arco-íris de conteúdo, e você não está se apoiando muito em nenhum tipo de postagem de mídia social.
Realize uma auditoria de mídia social
Antes de começar a postar, é crucial saber como você usa as mídias sociais e quais plataformas você deseja focar, se não todas. As perguntas a serem feitas incluem:
- Quais plataformas você está usando?
- Existem plataformas que você deseja adicionar, remover ou que estão sendo subutilizadas?
- Qual plataforma tem mais engajamento ou melhores métricas?
- Quem é o responsável por cada canal?
- Qual é a informação de login?
- Quais são os objetivos de marketing em cada canal?
Determine quando você postará e com que frequência
Depois de realizar uma visão geral completa do que você faz e como faz, você terá que decidir quando postará e com que frequência. Por exemplo, você pode querer que as postagens do blog sejam compartilhadas todas as segundas e quartas-feiras. O Instagram pode exigir postagens diárias, enquanto o Twitter pode precisar de engajamento de tweet mais frequente.
Seja o que for que você escolher, comece a preencher os espaços no calendário para começar a descobrir o que está por vir. O bom é que você sempre pode ajustar ou editar para melhor atender às suas necessidades ou otimizar o processo.
Elabore atualizações e coloque-as na biblioteca de conteúdo
Se você já tem ideias de conteúdo preparadas e prontas para avançar, você vai querer um lugar para despejar tudo isso, de forma que seja fácil para o aplicativo ou a pessoa responsável puxá-lo e postar. Quer você use uma planilha ou um banco de dados, certifique-se de rotular cada arquivo adequadamente com todas as informações necessárias, incluindo:
- Título
- Encontro
- Tempo
- Tipo de conteúdo
- Texto para postar
- Ligação
- Data prevista de postagem
- Link de multimídia
- Contagem de palavras
Ao fazer isso, você não apenas economiza tempo, mas obtém uma imagem mais clara do que está por vir e do que ainda precisa ser feito em termos de criação e execução de conteúdo.
Anotar eventos especiais
Você tem suas postagens regulares e, em seguida, eventos especiais que requerem planejamento ou detalhes adicionais. Muitas vezes, são oportunidades imperdíveis porque podem despertar muito mais entusiasmo e envolvimento. Grandes eventos que valem a pena ficar de olho incluem:
- Lançamentos de produtos
- Feriados
- Conteúdo
- Anúncios
Otimize seu calendário
Agora, algumas marcas podem ser capazes de encaixar todos os detalhes de conteúdo e redes em uma planilha, outras podem exigir um calendário separado para cada rede. As coisas que você deseja incluir são:
- Atribuições – Quem é responsável por quê e quando?
- Atualizações – uma tarefa foi realizada, em andamento ou ainda pendente?
- Datas – destaque as mais importantes.
No começo, quanto mais detalhes você tiver, melhor. Assim que o sistema estiver funcionando perfeitamente, você pode reduzir as coisas conforme necessário.
Comece a postar
Depois de determinar o que está por vir e quem é o responsável pelo quê, é hora de começar a postar. Ao fazer isso, você pode avaliar o que está funcionando e se ajustes precisam ser feitos para alcançar e envolver seu público alvo.
Criando seu calendário de conteúdo de mídia social
Embora haja algum trabalho braçal que deve ser feito no início, criar um calendário de conteúdo de mídia social é uma receita para o sucesso do seu negócio. No longo prazo, você economizará tempo e dinheiro e ajudará a criar um mix de conteúdo ideal que seria impossível de replicar se você simplesmente postasse na hora. Portanto, se você deseja se destacar em um mar de conteúdo de mídia social, comece criando seu modelo de calendário hoje.
Fontes:
Faça um site. O calendário de feriados das mídias sociais de 2019. https://makeawebsitehub.com/social-media-holiday-calendar/#jan
Forbes. Por que a consistência do conteúdo é fundamental para sua estratégia de marketing. https://www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2019/02/11/why-content-consistency-is-key-to-your-marketing-strategy/#667983ac4ef5
Forbes. Planejando seu calendário de mídia social 2019? 13 táticas para intensificar seu jogo. https://www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2018/10/24/planning-your-2019-social-media-calendar-13-tactics-to-step-up-your-game/#d8f3a5a7b007
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