A importância da marca comercial não pode ser exagerada. A marca define como as pessoas percebem seu negócio, produtos e até mesmo as pessoas em sua organização. Uma marca forte pode impulsionar o conhecimento da empresa e aumentar a lealdade do cliente. Também pode aumentar os leads de negócios e impulsionar as vendas.
A mídia social é uma das muitas ferramentas que você pode usar para destacar sua marca. Com a estratégia de marketing de mídia social certa, você pode aumentar a lembrança da marca e ajudar as pessoas a entender a identidade da sua marca. Cada tweet, compartilhamento ou comentário também aumenta o alcance da sua marca e aumenta a confiança do cliente.
Se você está se perguntando as etapas exatas que pode seguir para construir sua marca com as mídias sociais, a seguir estão sete dicas rápidas.
1. Encontre seu público onde ele está
As melhores marcas alcançam seu público no momento certo e nas plataformas certas. Existem pelo menos sete plataformas de mídia social principais, ou seja, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, Snapchat e TikTok. As pessoas aderem a cada plataforma por motivos diferentes. Pesquise seu público e selecione apenas as plataformas onde eles provavelmente estarão.
2. Sempre use sua marca e logotipo
Seu nome e logotipo são os dois identificadores mais proeminentes de sua marca. Você quer ter certeza de que esses dois estão gravados nas mentes de todos que interagem com você nas redes sociais. Portanto, faça com que seu logotipo faça parte de todos os seus perfis sociais e inclua sua marca em cada postagem que você publicar.
3. Persuadir seu público a segui-lo
Nem todo mundo seguirá seus identificadores de mídia social imediatamente. É seu dever convencê-los de que isso seria do interesse deles. Comece pedindo que eles o sigam nas várias plataformas. Fornecer seus identificadores e nomes de conta é imperativo. Além disso, você deve sempre se esforçar para postar conteúdo útil. Se as pessoas considerarem suas postagens valiosas, naturalmente desejarão segui-lo e compartilhar as postagens com seus amigos.
4. Crie conteúdo valioso e envolvente
Já mencionamos que um conteúdo valioso incentiva as pessoas a seguir suas contas de mídia social. Da mesma forma, o conteúdo certo é crucial para o engajamento e, em última análise, o recall da marca. Quando você publica consistentemente o conteúdo certo, as pessoas desenvolverão uma grande afinidade com seus identificadores e sempre ficarão ansiosos por suas postagens. O resultado? Maior fidelidade e confiança à marca!
5. Conectar, comunicar e construir relacionamentos
Os usuários ficam animados em ouvir as marcas que adoram. Sempre que eles deixam um comentário, negativo ou positivo, sobre a marca, seus produtos ou a equipe, eles esperam receber uma resposta da marca. Faz com que se sintam valorizados e dá a impressão de que a marca se preocupa. Portanto, mesmo que seja um simples “obrigado”, certifique-se de digitá-lo. A boa notícia é que agora você pode empregar bots de IA para responder à maioria das mensagens automaticamente. No entanto, ao usar bots de IA, você deve verificar regularmente seu feed para ter certeza de que nada não foi esquecido.
6. Consistência é a chave
Os profissionais de marketing costumam ignorar a importância da consistência no branding. Você deve permanecer consistente em todas as suas plataformas de mídia social. Mantenha as mesmas cores, use os mesmos logotipos e mantenha um único nome de marca. Ajuda a otimizar a experiência do cliente, ao mesmo tempo que elimina possíveis “confusões” conforme os usuários mudam de uma plataforma de mídia social para outra. O tom e a linguagem da marca também devem ser consistentes.
7. Meça e melhore
Por melhor que você seja, não criará a estratégia de marca perfeita na primeira tentativa. Acompanhar suas atividades, medir seus KPIs e fazer os ajustes necessários é a única maneira de melhorar. Alguns dos KPIs para enfocar são curtidas, comentários, tweets, compartilhamentos e menções. BrandWatch e HootSuite Insights são duas excelentes ferramentas de análise para rastrear e medir seu progresso.
Pronto para começar?
Se você deseja realmente melhorar o desempenho de sua marca nas redes sociais, é hora de implementar as dicas acima para construir sua marca nas redes sociais.
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