Definição e exemplos de mídia social

Mídia social refere-se a sites e aplicativos que são projetados para permitir que as pessoas compartilhem conteúdo de forma rápida , eficiente e em tempo real. Embora muitas pessoas acessem a mídia social por meio de aplicativos de smartphone, essa ferramenta de comunicação começou com computadores, e a mídia social pode se referir a qualquer ferramenta de comunicação da Internet que permite aos usuários compartilhar amplamente o conteúdo e interagir com o público.

A capacidade de compartilhar fotos, opiniões e eventos em tempo real transformou a maneira como vivemos e fazemos negócios. Aqui estão as noções básicas para entender as mídias sociais e como elas podem ser usadas para ajudar a promover seu negócio.

O que é mídia social?

A mídia social é qualquer ferramenta digital que permite aos usuários criar e compartilhar conteúdo rapidamente com o público. A mídia social abrange uma ampla variedade de sites e aplicativos. Alguns, como o Twitter, são especializados em compartilhar links e mensagens escritas curtas. Outros, como Instagram e TikTok, são construídos para otimizar o compartilhamento de fotos e vídeos.

O que torna a mídia social única é que ela é ampla e relativamente sem censura. Embora muitas empresas de mídia social imponham algumas limitações – como retirar imagens que exibem violência ou nudez -, há muito menos limitações sobre o que alguém pode compartilhar do que outros meios de comunicação de massa, como jornais, estações de rádio e canais de televisão.

Qualquer pessoa com acesso à Internet pode se inscrever para uma conta de mídia social. Eles podem usar essa conta para compartilhar qualquer conteúdo que escolham, e o conteúdo que compartilham chega a qualquer pessoa que visite sua página ou perfil.

O uso de hashtags nas redes sociais agrupa o conteúdo por tópico, permitindo que os usuários se conectem com estranhos que estão compartilhando conteúdo relacionado a um tópico de interesse.

Como funciona a mídia social

Como a mídia social cobre tantos tipos diferentes de sites e aplicativos, a função dessas ferramentas também varia. No entanto, a maioria dos sites de mídia social começa com um usuário criando um perfil, geralmente fornecendo um nome e um endereço de e-mail.

Depois que um perfil é criado, os usuários podem criar e compartilhar conteúdo. Por exemplo, um usuário do Instagram com uma nova conta pode tirar uma foto e compartilhá-la em seu perfil com uma legenda. Além de criar conteúdo para seu perfil, os usuários de mídia social podem encontrar outros usuários cujo conteúdo desejam acompanhar ou comentar. Dependendo do tipo de mídia social, um usuário pode “seguir” outro usuário, adicioná-lo como um “amigo” ou pode “se inscrever” na página de outro usuário.

A mídia social geralmente usa “feeds” que permitem aos usuários rolar pelo conteúdo. As empresas de mídia social usam algoritmos, com base nos dados do perfil de um usuário, para determinar o conteúdo que aparece e a ordem em que aparece. O feed incluirá conteúdo de usuários “seguidos”, bem como de entidades que pagam para promover seu conteúdo.

Tipos de mídia social

Existem muitos tipos diferentes de mídia social e muitos serviços podem se enquadrar em várias categorias. Aqui estão alguns dos principais tipos, junto com alguns exemplos.

Redes sociais

As redes sociais são especializadas em conectar e trocar pensamentos, ideias e conteúdo com outros usuários – geralmente com usuários que compartilham gostos e interesses. Facebook e Twitter são exemplos de redes sociais. Embora mais profissional do que outros, o LinkedIn também pode ser considerado uma rede social.

Redes de mídia

Ao contrário das redes sociais, que se especializam em permitir que os usuários compartilhem e troquem pensamentos e ideias cruas, as redes de mídia se especializam na distribuição de conteúdo como fotos e vídeos. Instagram e YouTube são exemplos disso. Um usuário do YouTube, por exemplo, fará upload de um vídeo que criou e outros usuários podem “gostar”, “não gostar” ou comentar o vídeo. Se eles gostarem do vídeo o suficiente, o usuário pode escolher se “inscrever” no criador, para que novos vídeos desse criador apareçam em seu feed.

Redes de Discussão

Redes de discussão como o Reddit são a saída ideal para postagens que podem gerar discussões profundas entre os usuários. Os usuários podem deixar respostas detalhadas na seção de comentários e outros usuários podem responder diretamente a esses comentários, permitindo que as conversas cresçam e se desenvolvam organicamente.

Sites de blog como o WordPress também podem ser incluídos na categoria de rede de discussão, embora alguns considerem o blog seu próprio tipo de mídia social.

Redes de revisão

Redes de avaliação como o Yelp e TripAdvisor adicionam aspectos de mídia social às avaliações dos usuários sobre produtos e serviços. Os usuários podem interagir diretamente com aqueles que estão deixando comentários, assim como os negócios que estão sendo avaliados.

Negócios e mídia social

Embora qualquer pessoa possa se inscrever em mídias sociais, as plataformas de mídia social se tornaram uma parte importante do marketing para empresas de todos os tamanhos. A chave para uma mídia social de sucesso é não tratá-la como um apêndice extra, mas tratá-la com o mesmo cuidado, respeito e atenção que você dedica a todos os seus esforços de marketing. Aqui estão algumas coisas que as empresas devem ter em mente ao usar a mídia social.

O marketing de mídia social é passageiro

Por sua natureza, a mídia social é uma mídia de curto alcance de atenção – você deve chamar a atenção deles, pois eles estão rolar rapidamente por dezenas de postagens ao mesmo tempo. Manchetes e textos de anúncios são mais difíceis de encaixar em um tweet que chama a atenção do que em um anúncio de jornal tradicional.

Você deve estar ativo nas redes sociais

Um dos maiores erros que os varejistas cometem é abrir contas em todas as plataformas de mídia social que consideram relevantes e, em seguida, deixá-los sozinhos, sem atividade. Na verdade, os usuários de mídia social podem ser desligados pelo varejista que abre contas e não se relaciona com os clientes ou o público.

Foco no Cliente

Outro grande erro que os varejistas cometem é usar a mídia social para falar sobre o que é importante para eles, em vez de falar sobre o que é importante para o cliente. Os varejistas que usam a mídia social , por exemplo, podem achar que é ótimo divulgar uma venda. De certa forma, isso seria verdade, mas se essa é a única razão pela qual você está se envolvendo com a mídia social, não será benéfico. Sua meta deve ser fornecer conteúdo que seja relevante para seu cliente e interagir com eles a ponto de eles quererem compartilhar sua postagem com outras pessoas.

Se você usa mídias sociais, precisa se envolver com seus clientes, envolvê-los em um diálogo e pedir a opinião deles. Poste uma foto de dois itens que você está pensando em levar para sua loja e pergunte aos clientes de qual eles gostam mais. Isso cria um diálogo que leva a postagens compartilhadas e seguidores engajados. Além disso, se você se envolver com sucesso com seus clientes, isso o ajudará a identificar melhor seus gostos e preferências.

Imagens são fundamentais

Outra coisa a considerar é que o conteúdo mais comumente compartilhado nas mídias sociais é uma imagem, então é uma boa ideia incluir uma imagem em suas postagens. 1  Isso aumentará drasticamente suas chances de que um de seus seguidores compartilhe a postagem com sua rede. Embora construir uma grande rede de seguidores seja ótimo, uma medida melhor do sucesso na mídia social é a frequência com que seus seguidores compartilham seu conteúdo – não importa quantos seguidores você tenha. Esta é a nova forma de “boca a boca”.

Principais vantagens

  • A mídia social é um site ou aplicativo que permite criar e compartilhar conteúdo enquanto se envolve com outros usuários.
  • O tipo de mídia compartilhada depende do site de mídia social ou do aplicativo em questão.
  • Ao contrário dos meios de comunicação de massa tradicionais, a mídia social permite que quase qualquer pessoa alcance o público instantaneamente, e há relativamente poucas restrições ao conteúdo.
  • As empresas podem usar a mídia social para se envolver com os clientes.

FONTES DO ARTIGO

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